• Inicio
  • Notas
  • Reuniões
  • Adote um atleta
  • Quem somos
  • Contato
  • 21/06/2012

    A importância do esporte na vida de uma criança

    É importante lembrar que a pessoa que pratica esporte desde a infância dificilmente se envolve em situações de risco na adolescência e tende a ter uma vida saudável  por toda sua fase adulta. Não sou eu quem estou dizendo, isso é estatística. Claro que este fato não é uma regra e obviamente existem aqueles(poucos) que independente de qualquer ensinamento que tenham durante sua vida certamente tem um desvio de caráter e optam pelo lado negro da força, jogando todo aprendizado que tiveram no lixo sem mais nem menos. Felizmente, a maioria permanece no caminho da boa conduta, o que prova que esporte é saúde e todos deveriam praticar e incentivar seus filhos a fazerem o mesmo. 
    Imagens retiradas da net

    O que eles aprendem no treino carregam por toda a vida

    Essa questão se aplica em praticamente todos os esportes e no caso do futebol podemos citar exemplos que acompanhamos de perto diariamente.
    Quando uma criança está no campo, a primeira lição(talvez a mais importante) que ela aprende é a ter disciplina , conseguem compreender a importância de cumprir horários e a obedecer regras do treinador que geralmente são ditados através de um simples apito. São dedicadas ao extremo e dão o melhor de si para não decepcionar no dia do grande jogo; Aprendem a respeitar os adversários sem deixar que eles invadam seu espaço e o principal, entendem a função de um verdadeiro trabalho em equipe. Ninguém joga futebol sozinho, as grandes jogadas são realizadas pelos passes de colegas que tiveram a visão e arriscaram o lance p/ bater a bola na rede. Isso chama-se INTEGRAÇÃO DE VALORES que são aplicadas no dia a dia, seja na escola, com os colegas de curso, em casa com a família ou no caso dos mais velhos  no trabalho. 
    Se um treinador está dentro de campo apenas para ensinar algumas jogadas para o seu grupo, dá a bola nas mãos dos meninos e deixa rolar, ele certamente está fazendo isso errado e jamais terá sucesso pois não aplica o fundamental que é a noção básica de cidadania, isso gera um efeito dominó, onde os guris não se respeitam, consequentemente atacam o adversário como se estivessem em um campo de guerra, dá showzinho particular prendendo a bola achando que é a unica estrela do time e quando por ventura o time recebe uma punição por falta de disciplina eles são incapazes de respeitar a ordem do treinador que só está na beira do campo gritando feito louco e servindo de enfeite.
    Esse texto é apenas uma reflexão para que as pessoas incentivem seus filhos a praticarem algum tipo de esporte, não apenas porque faz bem a saúde, isso conta muito, claro, mas porque eles vão crescer com uma visão diferente. Porém, vale salientar o quanto é importante observar onde vocês matriculam seus filhos, muitas vezes o lugar é lindo mas a conduta dos profissionais deixa a desejar, assim como muitas vezes o ambiente não é tão bonito, mas os valores ensinados são muito edificantes para a construção do caráter deles. Seja qual for a modalidade, assistam as primeiras aulas com eles, acompanhem e tenham a certeza de que realmente estão optando pelo melhor.
    imagem retirada da net


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário