• Inicio
  • Notas
  • Reuniões
  • Adote um atleta
  • Quem somos
  • Contato
  • 06/06/2012

    Colocando os pingos nos "is"

    Já faz algum tempo que estou querendo escrever sobre este assunto aqui no blog e devido a alguns comentários que tenho escutado ultimamente acho que este é o melhor momento para isso.
    Vou pautar os assuntos para uma melhor compreensão.

    UNIFORME DE TREINO
    Quando tivemos a ideia de uniformizar os atletas para treinar, tivemos também a consciência de que muitos deles não poderiam obter o kit, pensando nisso partimos pra pesquisa do kit BB(Bom e Barato). A partir daí fechamos com uma loja local que fez um precinho bem camarada onde os atletas podem comprar da maneira que for conveniente, seja à vista ou à prazo. Ainda assim, com kit BB muitos meninos ficariam sem uniforme pois por mais baratinho que seja, esse valor interfere na renda de algumas famílias e é justamente aí que entram alguns "anjos" que resolveram "adotar" alguns atletas e fornecer os kits aos meninos que não podem comprar. 
    A intenção de uniformizar os guris foi unicamente para deixar os meninos apresentáveis nos treinos fazendo com que fique mais fácil de dar um coletivo separando os grupos por cores de coletes, uma questão de  organização mesmo, afinal fica muito mais fácil trabalhar dessa maneira. Antes disso cada um treinava com  shorts e camisas comuns, muitos iam de bermudas, o que além de embaralhar os treinos coletivos diminuía e muito o desempenho deles de um modo geral pela falta de mobilidade.
    Podemos dizer que a maioria dos pais concordaram com a compra do kit e alguns deles além de comprar o kit para os seus filhos se tornaram anjos e adotaram um outro atleta.
    Pessoal, isso pode parecer bobagem para algumas pessoas, mas é muito importante para cada um dos meninos que fazem parte do grupo e eu tenho certeza que os pais e mães que vem acompanhando de perto desde o início tem total consciência disso. Contudo, existem aqueles(poucos) que sentem prazer em reclamar e colocar defeito na iniciativa chegando ao ponto de dizer que o kit é "feio"(passo mal com isso). Para essas pessoas eu quero dizer que isso aqui é uma escolinha de futebol, se fosse pra ser "só bonito" seria uma escola de modelos e no lugar de jogos teríamos desfile de modas(pronto falei ).
    uniforme de treino cedido por "anjos" que adotaram esses atletas


    RECONHECIMENTO AOS ATLETAS
    Infelizmente, o fato de reconhecer o bom desempenho dos atletas que se destacam para quem tem mente fraca gera um ciume danado. Vamos falar dos guris sub 12. Hoje podemos dizer que todo o nosso elenco é muito bom, mas entre os "muito bons" existem os que se destacam pela dedicação e sempre nos surpreendem em campo e aqueles que ainda precisam melhorar algumas coisas. Isso é um trabalho a longo prazo, requer muito treinamento e disciplina para igualar o nível. O grupo dos que se destacam está conosco desde 2010, é um grupo hiper unido que se conhece muito bem e aprenderam a ter disciplina ao longo do tempo. O fato de elogiar um atleta específico e tê-lo como exemplo não quer dizer que achamos os outros ruins, não é questão de ser melhor ou pior, é questão de destaque mesmo e isso acontece em qualquer lugar do mundo e em todas as áreas da vida, no futebol não é diferente. Porém, esse mesmo atleta que se destaca pode ter seu dia ruim e não render nada assim como o atleta que está sempre na lanterna pode surpreender e fazer uma jogada brilhante tirando aplausos da torcida, isso vai depender do desempenho naquele dia, sabendo aproveitar as oportunidades lançadas tudo pode mudar, só depende do guri. 
    Elogio é por mérito, nunca vi ninguém receber os parabéns por ter tirado nota baixa em uma prova ou por ter produzido menos que os colegas no trabalho.

    imagem retirada da net


    TITULAR X RESERVA
    Mais uma vez entramos na questão do ciume, por incrível que pareça parte mais de alguns(poucos) pais do que dos próprios atletas.
    Todo mundo sabe que em campo entram apenas 11 jogadores, os demais sentam no banco para caso alguém precise ser substituído.
    Isso acontece em qualquer jogo de futebol, seja em escolinhas ou grandes clubes e seleções no mundo. Então por que aqui seria diferente???
    Infelizmente, em um jogo importante na disputa de um título de um campeonato visado, nem todos podem entrar em campo, não por falta de merecimento, mas porque uma mudança acarretaria na desclassificação do time, isso é questão de bom senso, já dizia o ditado em time que está ganhando não se deve mexer. 
    Mas muitos não entendem dessa forma e levam pro lado negro da força. Gente, não é implicância, não é porque o guri seja ruim de bola, o fato de ele ter sido escalado para o campeonato já significa que ele é bom o suficiente para estar ali, mas como citei acima, existem os que se destacam e esses são os que entram em campo como titular. SIMPLES ASSIM!


    CUSTOS
    Como é dito incansavelmente em todas as nossas reuniões tudo tem custo e muitas vezes esse custo é um pouco alto e infelizmente nós não temos patrocinadores e nem apoio de nenhum órgão público ou empresas privadas. Para participarmos de campeonatos como a copa A Gazetinha, os pais são consultados e comunicados dos custos do campeonato. O custo não é do projeto, é da GAZETINHA. 
    Paga-se por tudo, inscrição, carteirinhas, arbitragem(quando o jogo é em casa), condução e ainda tem o custo da lavagem de todos os jogos de uniformes. 
    Este é um fato que todos os pais conhecem desde 2010, mas mesmo assim, ainda existe aquele que sai por aí dizendo que arrancamos dinheiro dos meninos todo final de semana... É ou não é pra ficar chocado com esse tipo de comentário???  Graças a Deus eu aprendi muitas lições com essa gente sem noção e uma delas é que não devo me importar com o que elas dizem, pois quem realmente está do nosso lado, nos acompanhando e nos ajudando sabe e reconhece toda essa dificuldade inclusive o fato de ser difamado por quem não tem o que fazer.
    Temos um grupo com mais de 170 crianças e adolescentes e recebemos uma pequenina contribuição mensal no valor de R$10,00 de menos de 20% delas (dentre esses, temos cerca de 5 pais que contribuem com um pouco mais de R$10,00). Acho que ainda não caiu a ficha desse povo boca grande, nosso projeto é CARENTE PRA CARAMBA, ao invés de ficarem falando bobagens porque não tentam ajudar conseguindo um patrocinador? Com patrocínio esses custos diminuem bastante, dependendo do valor ZERAM. Criticar, falar mal, colocar defeitos é muito fácil... Te sugiro vir aqui fazer o que fazemos, que tal?

    APOIO MORAL DE QUEM SEMPRE ACOMPANHOU DE PERTO
    Podem passar 100 anos e eu nunca vou me cansar de agradecer aos pais e mães que sempre acompanharam de pertinho, que sempre se dispuseram a ajudar durante os jogos, que nunca colocaram obstáculos em nenhum momento e que acima de tudo reconhecem o nosso esforço, determinação e luta diária.
     A vocês nós dedicamos todos os nossos títulos. Quem dera todos tivessem a mentalidade de vocês, quem dera todos tivessem o coração que vocês tem e ao invés de perderem tanto tempo falando bobagens por aí, agissem como vocês agem, estendendo a mão, nem que fosse p/ dizer tamo junto... O que vocês falam para nós tem muito valor, pois sabemos que tudo o que dizem é para o bem do grupo, sabem chegar com gentileza e dar os toques que precisamos e através de vocês aprendemos a não dar valor aos que querem o nosso mal e tenham certeza que vocês são peças fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do grupo inteiro.
    Temos muito orgulho de dizer que vocês são parte da história do Tigres.


    QUEM É E O QUE FAZ O TREINADOR RAÍ DE SOUSA
    Raí de Sousa, nascido em 31 de Julho de 1976 foi jogador profissional no Ceará de 1993 à 1995. Vestiu a camisa do Fortaleza em 1996 e em 1997 passou pelo Guarani de Sobral e Goitacazes.
    Se afastou dos campos por uma contusão no tornozelo  e desde então se aperfeiçoou para trabalhar nos bastidores. Se especializou como treinador pela ABTF no ano de 2001 e exerce a função até os dias de hoje. Ao longo dos anos, conseguiu conciliar o campo com trabalhos formais, trabalhou no CFZ(escolinha do Zico RJ), São Cristóvão, Vila olímpica do Salgueiro, Bom sucesso, Everest, Colônia, Elshaday, União de Marechal Hermes e união Central(todos no Rio de Janeiro). Desempenhou muito bem o papel de treinador no Ubajara(Ceará) e Cruzeiro(Rondônia). Além desses clubes mantinha  também um projeto(como o desenvolvido hoje na cidade de Aracruz) em Marechal Hermes que acabou por falta de verba. 
    Hoje vivendo em Aracruz, Raí desempenha brilhantemente sua função de treinador desde o ano de 2010, Ganhou um total de 7 títulos de campeão, um 3° lugar na estadual da Gazetinha e um 2° lugar no campeonato amador. 
    Dá treinos de segunda à sexta-feira nos campos da praça da paz, batalhão da PM e Paulo Freire, carrega nas costas cones e bolas entre outros materiais de treinamento na maioria das vezes SOZINHO, algumas vezes nossos anjos amigos pais e mães de atletas  o ajudam com o material.
    E ainda assim existem aqueles que NÃO reconhecem seu esforço e dedicação




    NOTA DE ENCERRAMENTO - VISÃO DO AUTOR
    Por Andréa Renata Floriano
    Seria interessante deixar claro meu ponto de vista nessas questões, aos que estão insatisfeitos com a organização do grupo e com a postura do treinador. Existe hoje na cidade de Aracruz, cerca de 5 escolinhas de futebol. Eu sugiro que procurem os responsáveis por elas e matriculem seus filhos na que achar conveniente. Caso ainda se sintam insatisfeitos, abram uma escolinha própria e vá à luta.
    BOA SORTE 




    Um comentário:

    1. É FATO:TODOS SÓ VÃO ENTENDER E COMPEENDER QUANDO PASSAREM ACOMPANHAR O PROJETO DE PERTO.
      ASS;ELI

      ResponderExcluir