• Inicio
  • Notas
  • Reuniões
  • Adote um atleta
  • Quem somos
  • Contato
  • 19/01/2012

    Saiba qual a diferença entre um AGENTE(ou procurador) de atleta e um ATRAVESSADOR!

    Boa tarde leitor!

    A falta de palavra gera um desconforto e revela um caráter desagradável da parte que descumpriu um acordo!
         O que me motivou a escrever sobre este assunto foi o descumprimento de um acordo por parte de um clube que nem vale a pena citar, só quero deixar bem claro a nossa decepção pois acreditamos que estávamos lidando com núcleo sério e responsável.

          O AGENTE


         Até o início dos anos 90, o atleta de futebol pertencia somente ao clube e entre eles eram acordados venda, empréstimo para outros clubes e valores das negociações, isso acontecia independente de o atleta ter ou não um agente(procurador) que defendia seus direitos. Desde então, alguns técnicos visionários previram um futuro bem diferente para esta ligação e procuraram ajudar os jogadores orientando para um aperfeiçoamento dentro de campo e fora dele. Hoje em dia, os agentes são responsáveis diretos por tudo que acontece na vida do atleta, desde o convívio familiar até as negociações para clubes e direitos de imagem, ou seja, o agente tem que viver o dia a dia do jogador, orientando no que ele precisa aprimorar,  uma jogada mal feita que precisa ser trabalhada, meia hora a mais de treino específico para acabar com uma deficiência em um lance difícil. O agente é responsável direto pela motivação do atleta, por conhecer seus hábitos e orientá-lo a modificar algo que pode prejudicá-lo futuramente, enfim, o atleta precisa de um gerenciamento sério em vários setores para que sua carreira seja promissora e isso sem dúvidas, começa nas categorias de base. Se o atleta tem um gerenciador sério que o acompanha em "tudo", ele tem grandes chances de se tornar um vencedor com uma carreira brilhante.
          Este é o perfil ideal e fundamental entre atleta e agente, o sincronismo e parceria entre o orientador e seu atleta são bases que jamais poderão deixar de existir no esporte, temos vários exemplos de grandes nomes do futebol, qualquer um deles tem isso como base para suas carreiras profissionais.


    O ATRAVESSADOR



          Infelizmente, talvez pela falta de informação ou promessas de agilidade em negociações sem muito sacrifício ou burocracias, muitos atletas são enganados e usados por atravessadores, que se fazem confundir com agentes(procurador).
          Então vamos ver a função de um ATRAVESSADOR: Se você está confundindo atravessador de atleta com aqueles que atravessam imigrantes ilegais para os EUA você acertou, é bem por aí, um atravessador de imigrantes é aquele cara que cobra caro e não oferece nada para o imigrante, ele geralmente faz acordos ilegais e na maioria das vezes o imigrante morre no meio da travessia. Com o atravessador de atletas funciona da mesma forma, o atravessador pega o atleta que nem conhece(nem quer conhecer), passa para um clube  com a única condição de obter um pedaço de papel assinado lhe garantindo uma gorda porcentagem caso o atleta seja negociado e na maioria das vezes, pela falta de entrosamento o atleta vê sua carreira afundar antes mesmo de começar(morre no meio da travessia).
         
     (nota do autor)
          Atravessar atletas de escolinhas rigorosamente preparados É MOLE, queria ver um atravessador ter disposição de ficar na beira do campo no sol de quase 40º e em baixo de chuva de segunda a segunda, queria ver um atravessador se preocupar em fazer reuniões com pais e mães todo mês para compartilhar o desenvolvimento dos seus filhos, queria ver a disposição de um atravessador para sentar e orientar seus atletas, em dar palestras e desenvolver um trabalho de base com seriedade e responsabilidade, em motivar atletas a persistirem em um campo de atuação tão competitivo como este. EU QUERIA VER.... mas nunca verei porque isso é trabalho de treinador, técnico e AGENTE e não de atravessador.

          Ser ético é um hábito que TODOS deveríam adquirir

    Por Renata Floriano , Aracruz, 19/01/2012

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário